:: Café Produzido em Munhoz é Destaque em Minas

Que Munhoz tem uma clima ameno de montanha, super agradável já se sabe, que Munhoz é um município que ter forte produção de verduras e legumes também não é novidade, agora que Munhoz produz cafés finos, de altíssima qualidade quase ninguém sabe. Embora tenha apenas cerca de 15 hectares de café plantada, o café de Munhoz vem se destacando pela qualidade dos frutos, qualidade essa que se eleva pelo clima de montanha e altitude. A Emater MG faz anualmente um concurso estadual de qualidade de café, que analisa bebida de amostras de todas as regiões do estado, aonde os ganhadores tem seu produto comercializado em leilões especializados em café finos e alcançam preços muito elevados. A Emater em Munhoz faz um trabalho de orientação direta aos cafeicultores, através da assistência técnica, buscando melhoria de produtividade e principalmente qualidade da bebida, o que agrega valor ao produto, gera renda e fixa a família no campo. Participando do concurso pela primeira vez, em 2018, foram cadastradas duas amostras de Munhoz, e uma delas foi considerada de café especial, e ficou entre os finalistas na categoria de café natural de terreiro do Sul de Minas. O lote classificado foi produzido no Sitio Pedra da Torre, no bairro Quartéis, a 1.270 metros de altitude, pelos produtores Bruno Natálicio e José Roberto Natalício, que cultivam em sistema familiar cerca de um (1) hectare de café catuai vermelho, que com acompanhamento da Emater vem melhorando a cada ano sua produtividade, com investimento constante em técnicas de secagem e controle de qualidade, ações essas que levaram o café deles a estar entre os melhores do estado. A Emater-MG, em Munhoz, que sempre recebe um apoio muito forte da Prefeitura Municipal, vem trabalhando pesado na melhoria da qualidade e quantidade da produção de café em Munhoz, pois acredita que a cafeicultura nas regiões mais quentes do município pode ser uma forma de diversificação da agricultura local na pequena propriedade.

»» Publicado em: 17/04/2019